terça-feira, 27 de agosto de 2013

Guia do aluno - fichamento

Para se fazer um bom fichamento, é preciso saber primeiro o que você NÃO deve fazer:

-Um fichamento não deve conter citações.  Use suas próprias palavras.  Lembre-se: o objetivo do fichamento NÃO é REPRODUZIR, NEM RESUMIR, mas FICHAR.

-um bom fichamento deve saber hierarquizar as idéias do autor, priorizando a tese central do texto.  Não enfatize teses periféricas, embora as possa citar.

-um bom fichamento tem, normalmente, de uma a duas páginas.  Mais do que isso deixa de ser fichamento para ser um resumo alongado.

-evite o texto em prosa.  A idéia do fichamento é indicar com algumas frases os pontos centrais do texto.

-Não faça o fichamento enquanto lê o texto.  Um bom fichamento precisa "sacar" qual é a TESE do texto.  Para isso é preciso ler o texto todo, e só depois saber hierarquizar as informações.

-Não será aceito fichamento atrasado ou entregue por outro aluno que não o próprio.  Logo, a presença é fundamental para entrega do fichamento. Então, não falte às aulas!


Agora o que se deve fazer:

-não há desculpa para não fazer um fichamento.  Ele pode ser entregue feito em computador ou mesmo à mão.

-Não quero "fichas" ou pequenas folhas.  O fichamento deve vir em folhas de papel A4.  Lembrem-se que guardarei muitos fichamentos.

-Analise a TESE central do texto.  Todo texto tem uma tese central.  Indique-a de forma resumida.

-A partir da tese central faça seu fichamento.  HIERARQUIZE as informações a partir desta.  Não se preocupe com detalhes textuais, exemplos e outras informações periféricas. Concentre-se na TESE.

-Faça o fichamento depois de ler o texto INTEGRALMENTE.

-Fichamento não é resumo.  Evite a prosa!  Embora um pouco inevitável, tente evitá-la ao máximo.  Coloque frases sintéticas, que provem que você leu e entendeu o texto.



Dicas gerais:

-Não falte às aulas.  Além da chamada normal, você estará sendo julgado pelo fichamento e participação em sala.  A função do fichamento é estimular a discussão em sala, de forma que ninguém fique "boiando" durante as discussões.

-Não fazer os fichamentos pode levar à reprovação.  Há um mínimo de 75% exigido pelo departamento como presença.  Exigerei também um mínimo de 75% dos fichamentos feitos.  Ou seja, 1/4 dos fichamentos podem não ser feitos, caso o aluno se contente com a mediocridade.  Mas lembrem-se: toda falta é necessariamente um fichamento perdido! NÃO ADIANTA PEDIR PARA O COLEGA ENTREGAR!  Caso alguém falte 25% das aulas, automaticamente já está com a corda no pescoço! Se deixar de entregar mais um fichamento, é bomba! Não digam que eu não avisei!

-Não se esqueçam que eu lerei os fichamentos.  Um fichamento mal feito pode ser desconsiderado como válido!  De forma que não é pra fazer de qualquer maneira, obviamente! O objetivo é ajudar o conhecimento, não estimular a mediocridade.

-É impossível que dois fichamentos feitos de forma independente terminem iguais!  De forma que o fichamento é INDIVIDUAL!  Cópias serão desconsideradas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário